Programa de Atividade física para terceira idade
01/07/2010 14:41O artigo apresentou um estudo realizado pelo Programa de Atividade Física e Dança Folclórica do CDS/UFSCl entre 2001 e 2002. Foram selecionadas 200 mulheres com a faixa etária de 60 a 80 anos, que participavam do programa.
O resultado apresentado foi que em todas as faixas etárias houve uma tendência de melhora na resistência muscular localizada das idosas praticantes de atividade física, o que é duplamente positivo, pois além de evitarem uma perda fisiológica comum da idade ainda apresentaram um ganho.
Mazo, Lopes e Benedetti (2001) enfatizam que os músculos fortalecidos protegem as articulações, diminuem o risco de lesões e ajudam a manter a postura corporal, diminuindo as dores lombares.
De posse dos dados podemos concluir que um planejamento adequado de exercícios físicos pode favorecer para a diminuição da perda ou manutenção e até ganhos de força muscular. Podendo interferir no desempenho das atividades diárias relacionadas com essa qualidade física, como agachar e levantar, subir e descer escadas, vestir-se, carregar peso, entre outros. Possibilitando a conquista de mais autonomia para a realização das atividades da vida diária do idoso, o que possivelmente interferirá diretamente na qualidade de vida do mesmo.
Programa de atividade física para terceira idade do CDS UFSC.PDF (115,6 kB)
—————